Sobre Nós

 

 

A Escola Municipal Córrego da Bica é uma escola pública da cidade do Recife, estado de Pernambuco, localizada na Rua Córrego da Bica, S/N no bairro do Passarinho.

Fundada em 30 de abril de 1986, teve sua Portaria de Autorização de Funcionamento publicada no Diário Oficial em 23 de abril de 1987.

 

 

A Escola Municipal Córrego da Bica surgiu inicialmente como uma instituição da Igreja Batista da comunidade, administrada pelo pastor Ademar. A instituição funcionava no edifício, atualmente desocupado, na Rua Santa Terezinha (local próximo ao atual edifício).

Em 1986, a Prefeitura da Cidade do Recife decidiu oficializar a antiga instituição como um espaço público de aprendizagem, desvinculando-a da Igreja Batista. Os professores recém contratados, Anne Wolf, Ana Lúcia Assunção, Amauri e Maria do Socorro Nascimento de Oliveira, começaram a fazer parte do painel de professores, ocupado também por membros da comunidade, contratados pela instituição religiosa.

 No ano seguinte, 1987, o Conselho Municipal construiu o atual edifício, ainda localizado na comunidade do Córrego da Bica, em execução com apenas duas salas no turno diurno. Parte das turmas continuaram no antigo prédio.

Com a ruptura definitiva com a Igreja Batista, algumas turmas começaram a funcionar em casas alugadas no bairro.

 Em 1988, a escola iniciou com suas primeiras turmas da Educação de Jovens e Adultos, destinadas a pessoas maiores de 15 anos que trabalhavam durante o dia ou possuía distorção idade/série no processo de aprendizagem.

 A professora Assunção Shuller veio a ser a primeira diretora oficialmente empossada no Diário Oficial de 23 de abril de 1987, entregando o cargo à disposição em 1992, juntamente com seu vice, Glauco Oliveira.

No mesmo ano em que Assunção Shuller deixou a direção da escola, a Secretaria Municipal de Educação do Recife definiu a professora Damaris Flor assumiu o cargo tendo como vice-dirigente a professora Luzinete Umbelina Torres.

Na gestão de Damaris, a escola alugou uma casa (atual biblioteca), que foi anexada à escola, aumentando a quantidade de turmas para dez. Parte das turmas continuavam em uma anexo à Igreja Assembléia de Deus (atual Escola Municipal Nova Descoberta).

Com a saída da professora Damaris da cargo de dirigente, a então vice-gestora, Luzinete Torres assumiu o cargo, indicando Lívia Leite para o cargo de vice.

Em 1996, na gestão de Luzinete, a escola comemorava seu décimo aniversário de fundação. O culto ecumênico e comemoração festiva reuniu a comunidade e contou com a presença de ex-dirigentes, ex-alunos e professores.

Anos mais tardes, Luzinete pediu exoneração do cargo de dirigente e Lívia Leite, então vice, assumiu o cargo e a Secretaria Municipal de Educação indicou a professora Anailse Moura dos Santos para o cargo de vice-gestora.

Assim que pediu exoneração do cargo, Lívia Leite retomou suas atividades em sala de aula. O cargo foi assumido por Anailse e a Secretaria Municipal de Educação indicou o nome de Betânia Trajano Veloso para o cargo de vice-dirigente. Betânia assumiu em 2005.

No final de 2005 veio a primeira eleição direta para dirigentes da Escola Municipal Córrego da Bica.

Apenas uma única chapa concorreu ao cargo: (Anailse e Betânia Trajano - dirigente e vice-dirigente, respectivamente). 

Em 2006, Betânia pede exoneração do cargo de vice-dirigente, assumindo, a professora Analgasina Soares Moura Guedes.

No ano seguinte, Anailse e Analgasina foram reeleitas através de eleição direta para os cargos de dirigente e vice-dirigente, respectivamente, para o Biênio 2008-2009.

 

#A escola foi contemplado pelo Programa Mais Educação, projeto do Governo Federal para implantar atividades em tempo integral para os estudantes de escolas públicas;

#Em abril de 2009 as turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) receberam a visita de uma delegação do Ministério da Educação do Timor-Leste: o diretor nacional de Educação Não-Formal, Filomeno Reis Bell e a chefe do Departamento de Educação e Alfabetização à Distância, Fernanda Gonzaga.

#A escola participa da Primeira Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, ocorrida entre 02 e 12 de outubro de 2009, com o Projeto Coletânea: Cientistas e Inventores Negros, das professoras Maria do Socorro Nascimento de Oliveira e Maria Goretti Costa.

 

A Escola Municipal Córrego da Bica trabalha com o primeiro segmento do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) e com a Educação de Jovens e Adultos (Módulos III, IV e V).

 

Projeto Piloto para Educação de Jovens e Adultos - Em 2007 foi implementado o projeto piloto para as turmas de Módulo IV e V pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife. O projeto é integrado e cada turma tem três professores, um para cada área do conhecimento.

- Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;

- Ciências da Natureza, Matemática e Suas Tecnologias;

- Ciências Humanas e Suas Tecnologias.

Todas as áreas trabalham com base em temas que envolvem a vida do cidadão recifense e suas necessidades: Cidade, o Emprego, Comunicação e Cidadania.

 

Iniciativa Tecnológica - Em maio de 2009, a Escola Municipal Córrego da Bica, é uma das primeiras escolas municipais do Recife a manter e atualizar um blog na internet. O fenômeno atinge todas as redes e hoje, muitas escolas já estão conectadas à esta inovação. Seguidos pelos passos da escola, a professora Maria do Socorro Nascimento, inaugura com seus estudantes o blog "Estudantes em Ação", cujo principal propósito é divulgar as ações em sala de aula e promover a interação dos estudantes com as mídias digitais.

 

Biblioteca - Em 18 de abril de 2008 é inaugurada a Biblioteca Interativa Solano Trindade com a presença da então secretária de educação, Maria Luiza Martins Aléssio. Um espaço único, reservado para a leitura e a inclusão tecnológica. Diferente das bibliotecas "convencionais", os estudantes têm integrados o ambiente de leitura e o de informática no mesmo espaço. Sala de projeções, cantinho de leitura, laboratório de informática, tudo junto. A Escola Municipal Córrego da Bica conta com um enorme potencial em projetos de desenvolvimento e da utilização e sistematização de um espaço para a produção de leitura e mais do que todos, o aprendizado.

 

Escola Aberta - Ao soar os sinos da sexta-feira, a escola não fecha. Aos sábados e domingos, a escola continua aberta para toda a comunidade. Com oficinas e atividades de interesse coletivo: informática, karatê, desenho, biscuit, bordado e tantas outras.

 


Este texto foi apurado por Domingos Santiago, com os depoimentos da Professora Maria do Socorro Nascimento de Oliveira*.

 

*Maria do Socorro Nascimento de Oliveira é professora da Rede Municipal de Ensino do Recife há 24 anos. É professora da Escola Municipal Córrego da Bica desde 1986, data de sua fundação.

Sobre a comunidade

A comunidade do Córrego da Bica está localizada no Bairro do Passarinho. Desde os primeiros moradores até a extensa população que o ocupa até agora, tem passado por transformações sociais, culturais e ecológicas.

 

O nome se originou de uma fonte que existia na localidade, servindo à população local. Localizado em área de morro, a evolução do bairro ocorreu através de reinvidicação da comunidade com relação aos serviços essenciais (água, luz, escola, pavimentação das ruas e de escadarias).

 

#Este texto é o resultado de uma pesquisa dos estudantes do Módulo V (Educação de Jovens e Adultos) no Projeto Aspectos Culturais do Bairro, desenvolvido pela professora Cláudia Santos.