Inauguração da Biblioteca Interativa Solano Trindade

04/09/2010 09:43

No dia 18/04/2008, a comunidade do Córrego da Bica e da Escola Municipal Córrego da Bica abria espaço para o novo projeto de biblioteca. A inauguração contou com a presença da então Secretária de Educação do Recife, Maria Luiza Martins Aléssio, convidados muito especiais, a presença da comunidade e dos membros da escola. Além do espaço climatizado e mesas de estudo, o grande atrativo da biblioteca é um aconchegante espaço para projeções, além de cantinho de teatro de fantoches e literatura de cordel. Na sala vizinha à biblioteca, os mais de 500 alunos da escola - 1º e 2º Ciclos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos - utilizam diariamente os dez computadores do laboratório de informática. A implantação da biblioteca junto com o laboratório de informática custou R$ 25.719,05.

A biblioteca recebe o nome do pintor, ator, teatrólogo, cineasta, folclorista e poeta negro recifense, Solano Trindade.

A escola também oferece este espaço para os alunos e para a comunidade nos finais de semana, através do Projeto Escola Aberta, aos sábados e domingos.

O novo espaço servirá como um equipamento social para a comunidade, promovendo a leitura e o desenvolvimento de atividades culturais para os moradores.

Ester Rosa, Diretora Geral de Ensino.

Os convidados da festa:

• Luciene Loyce, cantora e professora da Rede Municipal de Ensino do Recife;
  • Tony Boy, cantor;
  • Jeane Siqueira e a banda Tambores da Oxum;
  • Luiz Homero e Miguel Marcondes do Vates e Viola;
  • Poeta Malungo;
  • Grupo de maracatu da comunidade.

Um ano depois, já nas homenagens do primeiro aniversário da biblioteca, os estudantes produziram através do Projeto Educando em Cordel, um cordel inteiro em homenagem à biblioteca. O estudante Anderson Amaro do 2º Ano do 2º Ciclo produziu a seguinte estrofe de cordel.

Minha escola é boa

A biblioteca também

Um ano completou

Muitos livros ela tem

Pra mim ela não é dez

"Minha biblioteca é cem".

Veja abaixo um breve vídeo do grande dia da inauguração da biblioteca.

Tema: Inauguração da Biblioteca Interativa Solano Trindade

Parabéns

Marcos Vinícius | 17/07/2011

Parabéns mesmo pelos projetos da escola. Todos estão de parabéns