Delegação do Timor-Leste conhece ações na área educacional no Recife

04/03/2009 10:24
(Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR)
03/03/2009 | 07h29 |

Dois representantes da República Democrática de Timor-Leste, em visita ao Recife desde o sábado passado, têm uma extensa agenda nesta terça-feira na capital pernambucana. O diretor de educação não-formal Filomeno Lourdes dos Reis Belo e a chefe do Departamento de Alfabetização e Ensino a Distância Fernanda Gonzaga Rabelo vieram conhecer de perto diversas ações na área educacional.

De acordo com a programação, às 9h, eles conhecem a Oficina Cerâmica Francisco Brennand, na Várzea, na companhia do alunos da Escola Nadir Colaço, da Macaxeira, uma das unidades onde é desenvolvido o programa Educação em Tempo Integral em parceria com o governo federal.

Às 15h, haverá uma visita à Escola Profissionalizante de Beberibe. Em seguida, às 16h, ao curso de especialização dos professores de Educação de Jovens e Adultos das redes federal, estadual e municipal, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (antigo CEFET), na Cidade Universitária. Acompanhada por Elaine Filomena Cáceres, técnica em Assuntos Educacionais e representante do Ministério da Educação do governo brasileiro, a delegação vai conhecer as ações na área de Educação de Jovens e Adultos desenvolvidas pelo Instituto, como o curso de especialização que estuda essa modalidade de ensino e as atividades no ensino a distância.

A programação oficial da visita começou ontem, quando os visitantes foram recebidos na Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife e acompanham os alunos da Escola Profissional Cristiano Donato no passeio de barco pelo Rio Capibaribe, no catamarã da Escola Ambiental Águas do Capibaribe. À noite, eles participaram de um encontro com turmas  do Programa Brasil Alfabetizado localizadas no Terreiro de Umbanda da Rua Mamede Coelho, no bairro de Dois Unidos, e na Escola Municipal Antônio Heráclio do Rego.

Amanhã, os timorenses visitam os alunos de informática da rede municipal de ensino que estudam da Unidade de Tecnologia, Educação e Cidadania do Jardim Botânico no Curado, onde também vão conhecer a Educação Ambiental do Jardim Botânico e uma das unidades da Escola Itinerante de Informática. À tarde, eles irão ver de perto o Projeto Telemática e Formação de leitores, na Escola Municipal Córrego da Bica,no Passarinho.

A visita termina na quinta-feira, quando os representantes do Timor conhecerão o COM-VIDAS, Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida das escolas de 3º e 4º ciclos , na Escola Municipal Paulo VI, em Dois Unidos e o ProJovem Urbano, na Escola Municipal Diná de Oliveira , na Iputinga.

*Do site diariodepernambuco.com.br Leia a matéria aqui.