Alunos das comunidades do Pilar e Córrego da Bica ganham novos espaços para leitura e informática

18/04/2008 14:17

(Do site da Prefeitura do Recife) Venha; aproxime-se; conheça; encante-se; viaje; participe; recrie. Com esses dizeres colados em plaquinhas, os alunos da Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar (Bairro do Recife) convidaram os visitantes a conhecerem os novos atrativos da unidade: a Biblioteca Paul Harris e seu laboratório de informática. A secretária de Educação, Esporte e Lazer do Recife, Maria Luiza Aléssio, realizou a entrega oficial do espaço na tarde desta sexta-feira (18). O local passou por uma reestruturação, com direito a melhoria no espaço físico, pintura, compra de equipamentos, móveis e ampliação do acervo. A reforma custou R$ 18.959,18.

Além de ter o ambiente totalmente climatizado, a biblioteca agora dispõe de recursos multimídia, mais livros, cantinho para a criançada ler e ouvir historinhas, além de dez computadores conectados à internet. “Esse espaço vem atender não só os alunos dessa escola, mas toda a comunidade do Pilar, incluindo os pais dessas crianças. Com esse belíssimo trabalho de incentivo à leitura que a gestão vem desenvolvendo, temos como objetivo final a educação de qualidade para as crianças, pois o país que não investe em educação básica não tem futuro”, afirmou a secretária municipal de Educação.

Acompanhados dos pais, a maioria dos alunos da escola participaram da cerimônia de inauguração, que contou com ciranda, grupo de percussão e apresentação teatral sobre os principais poetas recifenses. Na ocasião, estiveram presentes representantes de entidades parceiras da escola, como o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e do Rotary-Recife. O nome da biblioteca da escola, Paul Harris, é uma homenagem ao fundador do Rotary Internacional. No final do evento, os alunos se confraternizaram com os convidados, com direito a bolo, cachorro-quente e lembrançinhas.

Córrego da Bica - Ainda no final desta sexta-feira, foi inaugurada a Biblioteca Solano Trindade, que fica na Escola Municipal Córrego da Bica (Passarinho). Desta vez, o trabalho não foi de reforma, mas sim de implantação, pois a unidade não possuía espaço reservado para seu acervo de livros. Além de espaço climatizado e mesas de estudo, o grande atrativo da biblioteca é um aconchegante espaço para projeções, além de cantinho para teatro de fantoches e literatura de cordel. Na sala vizinha à biblioteca, os 550 alunos de 1º e 2º Ciclos da escola poderão utilizar os dez computadores do laboratório de informática, que disponibiliza o acesso à internet.

Para a aluna Joice Helena, 11 anos, o laboratório será de grande serventia. “Não tenho computador em casa, então, agora poderei fazer meus trabalhos da escola aqui”, afirmou. Já para a estudante Carla de Melo, 10 anos, a biblioteca será o grande atrativo da escola. “O espaço está muito lindo, diferente. Agora vamos ter mais vontade de ler e estudar”, revelou. Para a diretora geral de Ensino do Recife, Ester Rosa, o novo espaço servirá como um equipamento social para a comunidade, promovendo a leitura e o desenvolvimento de atividades culturais para os moradores. A implantação da Biblioteca Solano Trindade, junto com o laboratório de informática, custou R$ 25.719,05.

* Do site da Prefeitura do Recife. Leia a matéria aqui.