Show encerra projeto telemática da Escola Córrego da Bica

03-12-2009 14:21

(Do site da Prefeitura do Recife) Uma aula-show da cantora pernambucana Cristina Amaral encerrou, na tarde desta quinta-feira (03), o projeto Telemática e Literatura na Formação de Leitores da Escola Municipal Córrego da Bica, no bairro de Passarinho, na Zona Norte da Cidade. Durante seis meses, cerca de 30 alunos do 2º ano do 2º ciclo (4ª série), desenvolveram pesquisas sobre o forró pé-de-serra como uma das vertentes do tema “Ritmos e músicas pernambucanas”, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia na Educação e Cidadania da Secretaria de Educação (DGTEC) em 74 classes de 44 escolas de 1º e 2º ciclos (1ª a 4ª série) da rede municipal de ensino.

A idéia de convocar Cristina Amaral, uma das principais forrozeiras do Nordeste, partiu dos próprios alunos, que enviaram mails à cantora após pesquisarem sobre sua vida e sua carreira. Ela não só aceitou o desafio como acabou convocando seus principais companheiros de trabalho, como o produtor musical Saulo Gouveia e os percussionistas Paulinho Bustoff (triângulo) e kássio Farias (Zabumba), além do sanfoneiro e compositor Dudu do Acordeon. O resultado foi a transformação da escola numa autêntica “sala de reboco”. A aula sobre as origens e a história do ritmo consagrado por Luiz Gonzaga aconteceu na biblioteca da unidade de ensino, com show de encerramento no pátio interno.

A aula-concerto deixou Cristina Amaral feliz e emocionada, principalmente ao ouvir os estudantes da escola da PCR cantarem, em coro, a música “Eu sou o forró”, marca registrada de sua carreira. “Resolvi aceitar o convite pelo carinho demonstrado pelos alunos e pela oportunidade de passar para as novas gerações um pouco da riqueza da nossa cultura popular, que tem no forró uma de suas principais manifestações”, explicou a cantora. Cristina também aproveitou para elogiar o projeto desenvolvido pela PCR. “Os professores, estudantes e toda a rede estão de parabéns”, acrescentou.

Dudu do acordeom, uma das revelações do autêntico forró pé-de-serra de Pernambuco, complementou as palavras da cantora, lembrando o caráter de resistência cultural de eventos como aquele. “Estamos vivendo um momento de forte influência de músicas de qualidade duvidosa, que colocam em risco a autêntica cultura da nossa terra. Por isso, é importante aproveitar momentos como este para motivar as novas crianças a amarem cada vez mais a música nordestina de raiz”, observou.

A depender dos resultados da pesquisa realizada na Escola Córrego da Bica, o forró pé-de-serra ainda terá muita “munição” para resistir “aos invasores”. Uma das alunas participantes do projeto, Ana Gabriela de Mendonça, de 10 anos, se diz preparada para a luta. “Adoro o nosso forró e gostei muito de participar desse projeto, além de ter adorado o show de hoje”, garantiu.

Ao seu lado, Guilherme Francisco da Silva, também de 10 anos, lembrou que o trabalho de pesquisa incluiu visita ao Memorial Luiz Gonzaga, no Pátio de São Pedro, e estudo das principais letras das músicas interpretadas por Cristina Amaral. “Também trocamos e-mail com os coleguinhas da Escola Municipal Inês Soares (Imbiribeira), que pesquisaram sobre o frevo, foi muito bom”, disse, com convicção. Os ritmos pernambucanos agradecem.

*Do site da Prefeitura do Recife. Leia a matéria aqui.