Madrugada de atividades pedagógicas na Escola Córrego da Bica

12/11/2010 14:34

Cerca de 60 alunos do 2º ano do 2º ciclo (antiga 4ª série) participarão de uma atividade bastante inusitada proposta por professores da Escola Municipal Córrego da Bica, em Passarinho, Zona Norte do Recife. Durante a noite da sexta-feira (12) e a madrugada do sábado (13), a biblioteca da instituição servirá de cenário para dramatização de peças, exibição de filmes, leitura de contos, entre vários outros trabalhos pedagógicos direcionados aos estudantes.

Intitulado “Uma noite na Biblioteca”, o projeto foi concebido para proporcionar uma atividade diferente para os alunos que, este ano se despedem da escola. “É uma espécie de celebração em homenagem aos estudantes que nos deixam este ano. Queríamos fazer algo diferente e após algumas pesquisas encontramos um formato adequado, que foi abraçado por todos: pais, alunos, professores e funcionários”, explicou a professora Analgasina Soares.

A programação tem início às 19h30, quando os estudantes se despedirão dos pais cantando músicas previamente ensaiadas na escola. Às 20h30, os alunos poderão curtir o filme “Coração de tinta: o livro mágico”. A película conta a história de Meggie, uma garotinha que faz de tudo para trocar sua vidinha chata pelas aventuras que costuma ler nos livros. E de tanto desejar, os pedidos da menina acabam sendo atendidos. O filme é uma aventura infantil realizada em parceria por Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos.

Logo após a exibição do filme, os alunos participarão de um debate, enquanto desfrutam de um lanche especialmente preparado para a ocasião. Durante toda a madrugada, os pequenos ainda apresentarão peças teatrais, lerão livros digitais nos computadores da biblioteca, poderão relaxar com contos fantásticos lidos pelos professores e se divertir com teatro de fantoches, músicas e um grande recital de poesias.

Após todas as atividades, quando o sono começar a apertar, os alunos receberão travesseiros, confeccionados pelas professoras, para que possam dormir tranquilamente nos colchões, ao som de cantigas de ninar. Mas às 5h, depois do merecido descanso, todos estarão de pé novamente para escovar os dentes e se preparar para um reforçado café da manhã. Antes do reencontro com os pais, os participantes ainda poderão conferir as fotos com os flagras e melhores momentos da noite.

“Nossa expectativa é que o projeto seja estendido e aconteça todos os anos. Acreditamos que será um sucesso, já que todos demonstraram grande interesse, se engajaram e se mostram ansiosos para que a noite chegue o mais rápido possível”, ponderou Analgasina Soares. Segundo a professora Anailse Moura, a iniciativa possui similaridades com outros projetos realizados em cidades do Brasil e de Portugal, mas é a primeira vez que algo desta natureza ocorre em instituições de ensino da capital pernambucana.

*Do site da Prefeitura do Recife. Leia a matéria aqui.