Escola Municipal Córrego da Bica promove madrugada pedagógica

15/11/2010 10:28

Cerca de 50 alunos do 2º ano do 2º ciclo participaram da madrugada pedagógica, intitulada Uma noite na Biblioteca

Por Pablo Ravel

Com objetivo de incentivar o gosto pela leitura e proporcionar uma atividade de despedida diferente para os alunos da Escola Municipal Córrego da Bica, em Nova Descoberta (Zona Norte do Recife), a Prefeitura do Recife, através da Secretaria Municipal de Educação,Esporte e Lazer, realizou, durante a noite de sexta-feira (12) e a madrugada do sábado (13), uma atividade pedagógica bastante inusitada proposta pelos professores da instituição, intitulada Uma noite naBiblioteca.

Cerca de 50 alunos do 2º ano do 2º ciclo (antiga 4ª série) do Ensino Fundamental da Escola participaram da atividade. A programação teve início às 19h30, quando os alunos se despediram dos familiares e cantaram músicas previamente ensaiadas em sala de aula. Logo após receberem as boas vindas dos professores, eles assistiram o filme Coração de tinta: o livro mágico, que foi seguido por um pequeno debate. Durante toda madrugada, a biblioteca da instituição serviu de cenário para dramatização de peças, leitura de contos, entre vários outros trabalhos pedagógicos direcionados para os estudantes.

Além dos alunos, aproximadamente 15 profissionais, entre oficineiros dos programas Mais Educação e Escola Aberta; vigilantes; pais de alunos (de outras turmas) e voluntários da comunidade participaram do projeto. De acordo com a diretora da Escola, Anailse Moura, a ideia de promover uma madrugada pedagógica na biblioteca da instituição veio a partir de pesquisas e estudos coletivos feitos pelo corpo docente da Escola. Como sempre procuramos inovar na formação dos leitores, descubrimos este método que é bastante utilizado nas bibliotecas escolares de Portugal, afirmou Anailse, que disse ainda. Investimos muito na compra de novos livros para que o acervo de nossa biblioteca fique cada vez mais diverso e possa atender melhor as ecessidades dos alunos, concluiu Anailse.

Para a estudante Camila Araújo, de 10 anos, que pela primeira vez passou a noite longe da família, a experiência dificilmente será esquecida. Fiquei muito contente de poder participar deste evento de despedida da escola. Minha avó não gostou muito da ideia no início, mas depois de conversar com a professora aprovou. Estou muito emocionada com este momento e vou guardar para sempre esse convívio em meus pensamentos, finalizou Camila.

 

*Do site da Prefeitura do Recife. Leia a matéria aqui.